Clipes do Dashboard Confessional |
?
(8 vídeos do Dashboard Confessional)
Quem já teve a oportunidade de conversar com o Cab, seja pessoalmente ou pela internet mesmo, deve saber o quanto o cara é fã de carteirinha de Dashboard Confessional. Acredito que ele detenha o recorde como a pessoa que mais escutou "Screaming Infidelities" na face da Terra! (ok, isso foi um pouco de exagero, mas é só pra ter uma idéia de como ele curte o Dashboard). E como eu também gosto do som criado pelo vocalista e compositor Chris Carrabba, fui incumbido de escrever uma matéria sobre a banda aqui no PortalCab, graças à uma pequena aposta que fiz com o Cab no passado (em poucas linhas, ele me ajudou a baixar "Don't Wait" num dia em que o E-mule não estava colaborando aqui em casa).
Enfim, a matéria...
Criado em meados de 1999, Dashboard Confessional é na verdade um projeto solo do vocalista Chris Carrabba, o qual, naquela época, trabalhava na banda de rock Further Seems Forever. Sua idéia inicial era compor músicas mais simples, que se distanciavam do som pesado das bandas em que ele já havia trabalhado, dentre elas a já mencionada Further Seems Forever e The Vacant Andys. As primeiras canções agradavam tanto às pessoas que as escutavam que Chris resolveu partir para uma carreira solo, marcando o começo do Dashboard.
Ao contrário do que muitos poderiam imaginar, Dashboard Confessional não é o nome de uma banda, e sim um termo que Chris utiliza para nomear seus álbuns solo. Segundo o próprio, ele achou mais interessante adotar essas palavras do que utilizar o próprio nome. Dessa forma, ele evitaria qualquer vaidade de sua parte e deixaria a porta aberta para seus amigos gravarem e tocarem à vontade ao seu lado.
E a decisão foi sábia: Ao optar por "Dashboard Confessional" ao invés de "Chris Carrabba", o cara não se limitou a trabalhar com as mesmas pessoas, conseguindo atrair vários músicos para tocarem em seus shows e gerando, assim, uma rotatividade que permitia uma mudança constante no som de suas músicas. Esse rodízio de parceiros musicais, contudo, durou até o ano de 2002, quando Chris convidou John Lefler (guitarra), Scott Shoenbeck (baixo) e Mike Marsh (bateria) para trabalhar com ele permanentemente. Além disso, a violinista Susan Sherouse trabalha de vez em quando com Chris e cia., seja nos shows ou na gravação dos cds.
O Dashboard Confessional já possui mais de cinco anos de carreira e é famoso principalmente pelas letras profundas e pessoais, aliadas a uma melodia agradável e inovadora. O som normalmente é relacionado ao emo, mas isso definitivamente não importa (ou não deveria importar). Dentre as canções de maior sucesso, temos "Screaming Infidelities", "Hands Down", "Rapid Hope Loss", "As Lovers Go" (da trilha sonora de Shrek 2) e "Vindicated" (que pode ser ouvida na trilha de Homem-Aranha 2).
Em junho de 2006, o Dashboard lançou seu quinto álbum. Intitulado como "Dusk And Summer ", esse novo trabalho apresenta um som mais pesado em relação aos anteriores, o que, segundo Chris Carrabba, representa a vontade dele em revisitar suas origens. Entretanto, se o som difere um pouco do estilo "voz e violão" que predominava em "Screaming Infidelities", ele também é diferente de tudo o que Chris já havia feito.
Com arranjos bem trabalhados e letras inspiradas, as canções de "Dusk and Summer" são maravilhosas e representam mais um acerto na carreira solo de Chris. Primeira música do tracklist e carro-chefe do álbum nas rádios, "Don't Wait" é simplesmente sensacional (não é à toa que eu me submeti a uma aposta só pra conseguir baixar essa música... heuehueheu). Dentre as melhores do novo trabalho, aponto "The Secret's in the telling", "Stolen", "Rooftops and Invitations" e a música-título "Dusk and Summer", esta provavelmente sendo a que mais nos remete ao som antigo do Dashboard Confessional.
Enfim, Chris Carrabba é um músico talentoso que, na companhia dos seus amigos, já concebeu inúmeras canções interessantes. E se a legião de fãs só faz aumentar a cada novo trabalho, isso só quer dizer uma coisa: O som é de qualidade!
O pacote de clipes contém Vindicated, Screaming Infidelities (original e ao vivo), Saint and Sailors, Hands Down, Rapid Hope Loss e o clipe do novo álbum: Don't Wait.