Vídeo: Evolution
(Dá-lhe Dove! =D)
Até os emuxos do Simple Plan já repararam, tem alguma coisa muito errada em nossa percepção de beleza hoje em dia, onde veneramos capas de revistas e outdoors com pessoas completamente inexistentes totalmente editadas por Photoshop, algumas chegam a ser tão inexistentes que a revista nem sequer percebe o deslize em publicar a foto da garota sem umbigo. Qual é a nossa de venerar essa beleza que nem existe? Também não sei e espero que alguém um dia me explique. =/
Mas enfim, como se trata de uma propaganda, é melhor deixar os termos técnicos para alguém que entende. Segundo o Brainstorm #9 , o vídeo acima faz parte da já famosa "Campanha Pela Real Beleza". O conceito demonstrado pelo slogan (que eu tive a liberdade de traduzir como eu entendi): "Não é de admirar que a nossa percepção de beleza seja tão distorcida" não podia ser mais perfeito. Tal campanha já é considerada um dos cases de maior sucesso dos últimos anos. A campanha foi criada por uma tal de Ogilvy, parabéns a eles então. =)
O lance mais legal disso tudo é o fato da campanha ser de uma empresa do ramo que sempre pregou um padrão de beleza em que as pessoas deveriam seguir e apreciar, mesmo que ele não exista. A Dove merece créditos pois foi corajosa o suficiente para tentar quebrar esse paradigma. Pode ter certeza que ela terá um retorno financeiro gigantesco com tal campanha, afinal ela é uma empresa e por mais que queira parecer boazinha, é o lucro que ela vai obter o que interessa no final das contas.
A parte que mais me deixou impressionado (como bom nerd que sou) foi quando a mulher, além de tudo, é toda alterada no Photoshop. Depois de assistir umas três vezes, não restou dúvida de que quem deu aquele toque especial na garota foi o próprio Chuck Norris, porque meu amigo, só sendo!
Outros fatos que eu com minha pequena cabeçorra posso constatar é que a Dove pode querer dar uma de boazinha e dizer que a senhora e o senhor são bonitos, mas a verdade é que a mulher já era linda, então o processo todo fica mais fácil, quero ver é eles me transformarem! Já a dúvida que ficou é que quando será que o Simple Plan deixará de ser hipócrita o suficiente de criticar tal coisa em suas músicas, enquanto continua a fazer fotos promocionais todas alteradas por Photoshop? Acho que nunca, muita gente gosta dos caras só pelo simples fato de acharem o cara bonito (pode dar uma olhada nos comentários do PortalCab sobre o assunto pra comprovar). Então acho que os defensores de tal campanha ainda terão muito trabalho pela frente pra mudar a cabeça dessa molecada. =P
Ah, e não se preocupem, embora tenha batido uma certa crise existencial em nossas gatinhas depois de assistir tal vídeo, ela continuará firme e forte. Afinal, elas podem estar todas cheias de maquiagem e até umas puxadinhas de photoshop ali e acolá, mas no fundo, no fundo, são tão belas quanto essa aí do comercial. =)
PS: A música da propaganda é f*** e não, eu não sei qual é o nome e obrigado ao IqueBR e Paula por terem mostrado esse show de vídeo pro Cabinho aqui.
Ainda desconhecida (provavelmente só feita para a peça)